expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Japoneses criam óculos que bloqueiam sistemas de reconhecimento facial

 
Sempre na vanguarda da tecnologia, um grupo de pesquisadores japoneses criou uns óculos inovadores, capazes de bloquear os sistemas de reconhecimento facial presente em dispositivos como os Google Glass.
A criação funciona graças a um conjunto de 11 luzes LED e sensores infravermelhos. Quando o usuário quer bloquear sistemas de reconhecimento facial, os óculos emitem um brilho que é invisível a olho nu, mas que é capaz de bloquear outros dispositivos.
Ou seja, quando o brilho é captado por câmaras como a do Google Glass, a tecnologia japonesa impede outros dispositivos reconhecer o usuário através da análise facial.
Esta novidade surge numa altura em que muitas pessoas já manifestaram a sua preocupação face a certas capacidades do Glass, que poderão servir para invadir a privacidade das pessoas. Para já, esta tecnologia “anti Google Glass” é uma opção, mas só funciona perante câmaras sensíveis a infravermelhos.


Contudo, o coordenador do projeto, do Instituto Nacional de Informática do Japão, assegura que a sua equipe já está trabalhando noutro material refletor que terá o mesmo efeito.
De acordo com Isao Echizen, ”a luz quase infravermelha destes LED não pode ser vista pelo olho humano, mas quando passa pelo dispositivo de imagem das câmaras aparece brilhante”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...